Editora JBC conclui edição de colecionador de “Evangelion”

19 março 2025


A Editora JBC concluiu, em fevereiro, a publicação da edição de colecionador de “Neon Genesis Evangelion” com o lançamento do sétimo volume. Esta não é a primeira vez que a editora terminou o mangá de Yoshiyuki Sadamoto, um dos mais aclamados da indústria dos quadrinhos. Em 2014, a JBC já havia finalizada a série em outros dois formatos: tanko e meio-tanko. Inicialmente, o título chegou ao Brasil no início dos anos 2000 pela Conrad, que não completou o lançamento de suas edições.

Publicada originalmente no Japão entre 1994 e 2014 pela Kadokawa Shoten, “Evangelion” teve uma coleção regular em formato tankobon, totalizando 14 volumes. A edição de colecionador só foi lançada em 2021 e chegou ao Brasil no ano seguinte, quando a JBC iniciou sua publicação. Com novas ilustrações de capa e o dobro de páginas da versão regular, essa versão condensa os 14 volumes originais em apenas sete.

PUBLICIDADE

Diferentemente do habitual, “Neon Genesis Evangelion” foi desenvolvido simultaneamente como mangá e anime. Ou seja, ao contrário da maioria dos casos, o anime criado por Hideaki Anno não é uma adaptação dos quadrinhos. Na verdade, os capítulos do mangá se baseiam em grande parte nos eventos do anime, embora apresentem suas próprias implicações.

Exibido entre 1995 e 1996 no Japão, o anime é uma das obras de ficção científica mais influentes na história da animação. Após a exibição dos 26 episódios que compõem a série animada, a franquia ainda rendeu diversos filmes que dão sequência à trama. No Brasil, toda a produção animada está disponível na Netflix e no Prime Video.

Linha do tempo do mangá de “Neon Genesis Evangelion” no Brasil:
2001: Conrad inicia publicação em formato meio-tanko.
2005: Conrad publica primeiro volume em formato original (que permaneceria solitário, sem continuidade).
2007: Conrad publica o 20º volume em meio-tanko (que corresponde ao 10º volume japonês), a última edição lançada pela editora.
2010: Editora JBC dá continuidade à publicação em meio-tanko da Conrad, iniciando pelo 21º volume (que corresponde à primeira metade da 11ª edição japonesa).
2011: Editora JBC dá início a nova coleção do mangá, seguindo formato original japonês.
2014: Editora JBC publica o 14º e último volume do mangá em lançamento simultâneo com o Japão, além de finalizar a coleção em meio-tanko iniciada pela Conrad (volumes 27 e 28).
2022: “Neon Genesis Collector’s Edition” ganha o primeiro volume pela JBC.
2025: Editora JBC publica o sétimo e último volume da nova edição do mangá.

A HISTÓRIA

“Neon Genesis Evangelion” é uma trama complexa, que aborda temas profundos como a psique humana, seus conflitos internos e os relacionamentos. Shinji Ikari, um jovem de 14 anos carente de afeto e desprovido de amor-próprio, de repente, é chamado por seu pai – com quem nunca teve contato – a comparecer à NERV para pilotar bio-robôs de combate, gigantes – os EVAS – e assim salvar o mundo de misteriosos seres denominados “Anjos”, os quais ninguém sabe ao certo se são enviados de Deus para castigar a humanidade ou alienígenas invasores.

Apesar de contrariado, ele se torna piloto do Evangelion – uma arma de combate humanoide. A luta contra os “Anjos”, inimigos desconhecidos, causa medo e tensão, mas, ao mesmo tempo, desperta algo nele que o faz se abrir para as relações humanas à sua volta. Contudo, quando lê algumas anotações de sua supervisora Misato a seu respeito, Shinji se fecha novamente em sua carcaça e acaba fugindo da NERV.

Gostou da leitura? Ajude o Fora do Plástico

Você não precisa de muito para contribuir com o Fora do Plástico. A partir de R$5,00 mensais, ou seja, um cafezinho, você já está nos ajudando a manter o Fora Plástico.
Quero Apoiar
Carrinho atualizado
PUBLICIDADE