De Harold Schechter e Eric Powell
224 páginas
DarkSide Books | 2022
Tradução: Carlos Rutz
Fonte de inspiração para Psicose, O Massacre da Serra Elétrica e O Silêncio dos Inocentes, Ed Gein é um dos mais famosos assassinos dos Estados Unidos. Publicada pela DarkSide, a HQ que leva seu nome se dedica a traçar a vida de Gein, além de seus crimes, e se apoia no texto meticuloso de Harold Schechter e na arte expressiva de Eric Powell.
Desde a formação da família, com o casamento dos pais de Gein, Augusta e George, acompanhamos cronologicamente sua infância e, posteriormente, sua vida adulta. É notável como a relação entre Ed e sua mãe é disfuncional. Ela, uma mulher rígida e extremamente religiosa, controlava a todo momento a vida dos filhos, principalmente do caçula. Desde muito cedo, ele aprendeu a tê-la como figura feminina ideal, mantendo-se sempre próximo de sua presença e de seus ensinamentos. O leitor, que já sabe do futuro de Ed, encontra logo no início da leitura, indícios do que viria a seguir.
Harold Schechter se mantém fiel a referências, usando como base entrevistas, livros e documentos. Há um cuidado com o desenvolvimento do roteiro, sempre muito claro, embora bastante tradicional na forma. Assim, alguém que nunca teve contato com a história de Ed Gein pode saber, em detalhes, sobre seus crimes, sua infância, o impacto social e cultural de suas ações, apenas lendo a HQ. Tudo em uma história que não romantiza a figura do assassino.
Ao mesmo tempo que é cuidadoso ao costurar os acontecimentos e sua cronologia, Ed Gein é um quadrinho que não poupa os leitores na parte gráfica. Eric Powell entrega cenas dignas de terror, principalmente no momento em que descobrimos o que Gein guardava em sua casa. O quadrinista explora o preto e branco, com rostos expressivos e enquadramentos que reforçam as noções de autoridade e medo. Um belo exemplo é a figura de Augusta sempre imponente e bem fiel às descrições que se tem dela.
Para aficcionados por true crime ou simplesmente para leitores que gostam de histórias reais (e têm estômago para cenas mais intensas), Ed Gein é uma leitura rápida, que nos envolve desde o princípio. Suspense, terror e realidade se mesclam neste quadrinho, e é impossível ficar indiferente.