Para celebrar os primeiros 25 anos deste século, o jornal The New York Times listou os 100 melhores livros publicados desde 1º de janeiro de 2000. Entre as obras estão dois quadrinhos, “Persépolis”, de Marjane Satrapi, e “Fun Home”, de Alison Bechdel.
Publicado originalmente em 2000, “Persépolis” está na 48ª posição da lista. Descrito pelo jornal como “devastador – mas também formalmente inventivo, inspirador e muitas vezes engraçado” o quadrinho acompanha a trajetória de Satrapi desde sua infância no Irã, atravessado pela Revolução Iraniana no fim da década de 1970. O quadrinho vendeu milhões de cópias no mundo todo, foi traduzido para mais de vinte línguas e foi também a base para uma animação que concorreu ao Oscar de Melhor Animação, em 2008. No Brasil, a HQ foi publicada pela Quadrinhos na Cia.
Já “Fun Home” ocupa a 35ª posição da lista. O quadrinho compartilha com “Persépolis” o fato de ser autobiográfico, afinal, retrata as memórias da autora, enquanto crescia como uma garota lésbica e sua relação com o pai, um homem cuja sexualidade é também uma questão importante para a obra. Uma referência da cultura queer, Alison Bechdel alcançou o topo de várias listas no ano do lançamento da HQ, em 2006. “Fun Home” ganhou um musical da Broadway e foi lançado no Brasil duas vezes, a primeira pela Conrad, em 2007, e depois pela Todavia, em 2018.
A lista
De acordo com o jornal, a lista dos 100 melhores livros do século foi elaborada a partir das opiniões de 503 autores de ficção e não ficção, além de notórios amantes de livros e a equipe do The New York Times Book Review. A autora mais citada é a italiana Elena Ferrante, que ocupa o primeiro lugar com “A Amiga Genial”. Não há brasileiros na lista.