De Marco Cannavò e Corrado Roi
128 páginas
DarkSide Books | 2024
Tradução: Marcia Heloisa
Em Drácula: Ordem do Dragão, Marco Cannavò e Corrado Roi apresentam uma ousada releitura do clássico romance de Bram Stoker, transformando gradualmente a mitologia do personagem para surpreender os leitores ao longo da trama. No entanto, o desfecho acelerado deixa uma sensação de que a história poderia ter explorado ainda mais o seu potencial.
O início da HQ é fiel ao romance de 1897. Jonathan Harker, um jovem advogado inglês, viaja à Transilvânia para concluir um contrato com o Príncipe Vlad Drácula. Pouco depois, Jonathan descobre que o príncipe é, na verdade, uma criatura demoníaca que agora está a caminho de Londres, obcecado por Lucy, a noiva de Jonathan. A partir daí, o roteiro de Cannavò toma novos rumos, embora mantenha os contornos gerais do romance original.
O roteirista adiciona ambiguidade e complexidade aos personagens, especialmente Van Helsing, Lucy e Drácula. O professor surge com uma faceta mais sádica, enquanto Lucy é retratada como a reencarnação da mãe do filho do vampiro e, por fim, Drácula passa por uma mudança em sua origem, o que faz com que ele deixe de ser apenas a figura de “caçador” na história.
Com um ritmo frenético, a trama se desenrola como uma corrida contra o tempo, com Jonathan tentando salvar sua futura esposa enquanto enfrenta o vampiro que, em algumas circunstâncias, também é vítima. Porém o desfecho do quadrinho transmite a impressão de que a história precisava de mais páginas para desenvolver melhor os acontecimentos finais.
Corrado Roi é certamente a estrela principal. Com seu traço gótico e enquadramentos que intensificam o mistério e o terror, Roi eleva a lenda de Drácula a um nível ainda mais assustador.
Lançado pela DarkSide Books, Drácula: Ordem do Dragão se destaca pela originalidade da releitura e pelos impressionantes desenhos de Corrado Roi. Apesar de seus altos e baixos, é uma HQ que surpreende o leitor pela abordagem criativa e pelo impacto visual.