A Disney suspendeu a produção de um filme para adaptar “O Livro do Cemitério”, de Neil Gaiman. Entre os motivos estão as acusações de assédio sexual contra Gaiman, de acordo com o IndieWire. Ainda segundo o portal, a adaptação não foi cancelada, apenas pausada.
Gaiman foi acusado de assédio por cinco mulheres, em relatos que vieram à tona nos meses de julho e agosto, em um podcast. O escritor nega as acusações e afirma que as relações foram consensuais.
“O Livro do Cemitério” entrou na fase inicial de produção em 2022, quando Marc Forster foi indicado como diretor. Neil Gaiman não estava envolvido na adaptação.
O livro, que conta com ilustrações do capista de “Sandman”, Dave McKean, foi publicado no Brasil pela editora Rocco. Há ainda uma versão em quadrinhos da história, adaptada por P. Craig Russell, com diferentes artistas na arte. Os dois volumes que compõem a adaptação foram lançados no Brasil também pela Rocco.
Série cancelada
Outra produção que adapta uma obra de Gaiman mudou de status na última semana. “Garotos Detetives Mortos”, série da Netflix inspirada em personagens criados por Neil Gaiman em “Sandman”, foi cancelada pelo streaming após apenas uma temporada. Ao contrário de “O Livro do Cemitério”, o motivo para a não continuidade da produção não foi revelado.