A DC Comics avança mais um passo para expandir seu serviço de assinatura digital, o DC Universe Infinite (DCUI). Em julho, será lançada uma nova leva de webtoons da editora. Pensado para rolagem vertical, o formato facilita a leitura em aparelhos móveis e pequenos como o celular. À princípio, a linha chamada de DC GO! só está disponível na plataforma exclusiva da empresa, mas há planos de expandir o alcance para outros aplicativos.
A DC GO inclui os seguintes títulos inéditos: “Warriors and a Wee Wonder” (Jane Pica e Emily Pearson), “Aquaman: Yo-Ho-Hold Onto Your Hook!” (Josh Trujillo, Nicky Lelapi, Andrew Drilon e Bradley Clayton); “Jon Kent: This Internship Is my Kryptonite” (Sam Camp, Daimon Hampton, Seraji e C.M. Cameron); “Taste of Justice” (Andrew Aydin, “DOMO” Stanton, Aneke e Nick Filardi); “My Little Warlord” (Nina Gee, Madlen Mirjam e Chi Ngo) e, por fim, “The Magical Mysteries of Shazam!” (Steve Orlando e Giopota).
Já as HQs “Harley Quinn in Paradise” (CRC Payne, Siobhan Chiffon e Cathy Le) e “Nothing Butt Nightwing” (Patrick R. Young, Moy R. Marco e Monica Kubina) vão ganhar uma segunda temporada.
A DC GO! também disponibiliza quadrinhos mais clássicos que foram reformatados para se encaixar na rolagem vertical na DCUI. Há títulos famosos como “Grandes Astros Superman”, “Supergirl: Mulher do Amanhã” e as séries em andamento “Absolute Batman” e “Absolute Wonder Woman”, entre outros.
Webtoons em alta
O crescimento do mercado de webtoons ao longo dos anos se deve desde o formato intuitivo para telas, à rapidez da leitura, que corresponde à atenção dispersa dos jovens atualmente. Além disso, eles conseguem ser obras multimídias, já há quadrinhos que são acompanhados por trilhas ou animações que deixam a experiência mais dinâmica.
As HQs digitais de rolagem vertical também se tornaram rentáveis. De acordo com a Reuters, a plataforma a WEBTOON contava com aproximadamente 166 milhões de usuários ativos mensais em mais de 150 países, no fim de 2024. A projeção é que o mercado seja avaliado em até U$ 97 bilhões de dólares, até 2033.
Assim, o objetivo da DC é conquistar novos leitores que consomem webtoons e, ao mesmo tempo, apresentar esse estilo de HQ para quem acompanha a editora. A primeira coleção no formato, lançada em 2021, contou com quatro séries: “Batman: Wayne Family Adventures” (CRC Payne e StarBite), “Vixen: NYC”(Jasmine Walls e Manou Azumi), “Zatanna and the Ripper” (Sarah Dealy e Syro) e “Red Hood: Outlaws” (Patrick R. Young e Nico Bascuñan).