6 setembro 2022

Corto Maltese: Sob o Sol da Meia-Noite

Por Fora do Plástico

De Juan Díaz Canales e Rubén Pellejero
96 páginas
Trem Fantasma | 2022
Tradução: Marcello Fontana

Sob o Sol da Meia-noite, de Juan Díaz Canales e Rubén Pellejero, foi o título escolhido pela editora Trem Fantasma para retomar a publicação de Corto Maltese no Brasil. O famoso marinheiro de Hugo Pratt volta a ser lançado no país não por um quadrinho escrito por seu criador, mas por novas mãos. Nesta HQ, Canales e Pellejero buscam fazer jus às histórias de Pratt e, como resultado, entregam uma aventura gostosa de acompanhar.

Agitada, com acontecimentos novos a cada virar de páginas, a trama segue Corto enquanto procura Waka Yamada, uma pioneira na luta dos direitos das mulheres, a pedido do seu amigo, o escritor Jack London. A jornada leva o marinheiro a encontrar muitos personagens e viver aventuras em meio a revoluções, conflitos entre povos e desavenças pessoais. Tudo aqui cheira a aventura e é solucionado como tal. Canales, que também assina os roteiros de Blacksad, consegue fazer transparecer as principais características da personalidade de Corto em seu texto, mas a sensação é que tudo se desenvolve de uma maneira alucinante demais, em meio às reviravoltas da obra.

Ou seja, vá esperando uma aventura do início ao fim. Porém, tenha certeza que no meio dessa aventurona você se deparará com diálogos deliciosos e cenas marcantes. Há muitas referências históricas e um contexto social pincelado ao longo da trama. Esses elementos, assim como um background de Corto Maltese, são bem explorados nos quatro textos que abrem a HQ.

A arte de Pellerejo flui com leveza e não tenta simular os traços de Pratt, mas de alguma maneira, evoca as linhas do italiano. Há ótimas cenas de ação e um uso marcado das sombras, em contraste com as cores sólidas que também funcionam muito bem na obra.

Ao todo, Pellejero e Canales escreveram outras duas histórias do marinheiro. Seja como um primeiro contato com Corto Maltese ou como uma revisita ao personagem, em novos ares, Sob o Sol da Meia-noite é uma leitura agradável, um ótimo entretenimento.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado