Corto Maltese: Sob o Signo de Capricórnio

8 julho 2024

De Hugo Pratt
154 páginas
Trem Fantasma | 2024
Tradução: Marcello Fontana

Reencontrar Corto Maltese é sempre bom. O marinheiro de Hugo Pratt é daquelas figuras antológicas dos quadrinhos, cuja personalidade se torna quase tão interessante quanto as aventuras que vive. Em Sob o Signo de Capricórnio, segunda HQ do personagem, o cenário passa a ser a América do Sul, em específico o Brasil, em uma parte das seis histórias curtas reunidas aqui.

Apesar de ser episódico nas histórias, há um fio narrativo que conduz o álbum: o próprio Corto, mas também eventos e personagens que as interligam. Tudo começa quando o protagonista conhece o jovem Tristan Bantam, que busca decifrar as cartas deixadas por seu pai, em códigos, e encontrar sua meia-irmã brasileira, Morgana. Mais uma vez, em meio a uma aventura na qual foi subitamente envolvido, Corto parte para a Bahia para integrar essa busca. Na sequência, Pratt mistura cultura afro-brasileira, misticismo, primeira Guerra Mundial, cangaço e acrescenta vários novos (e velhos) personagens, para criar um roteiro autêntico.

Sem dúvidas, o tom aventuresco e até inocente das resoluções continua como marca de que o leitor não pode se ater tanto à realidade, quando lê as histórias desse anti-herói. Ao mesmo tempo, questões filosóficas e existenciais são levantadas, em diálogos que ficam cravados em nossa mente. E como há diálogos! Sob o Signo de Capricórnio praticamente abandona a narração e traz foco aos balões de fala dos personagens.

É chover no molhado falar do talento de Pratt para esculpir feições ou para trabalhar com as sombras. A arte em preto e branco é elegante e direta, com um cuidado especial na caracterização de personagens como Boca Dourada, Tiro Certeiro e Morgana.

Ao final de Sob o Signo de Capricórnio conhecemos um pouco mais de Corto Maltese e de seu mundo tão vasto e tão pequeno, onde reencontros são sempre possíveis. Seu senso de justiça, sua moral quase torta e suas atitudes de mocinho, sem jamais dar pinta de herói, estão todos aqui, na republicação da Trem Fantasma deste clássico.

Gostou da leitura? Ajude o Fora do Plástico

Você não precisa de muito para contribuir com o Fora do Plástico. A partir de R$5,00 mensais, ou seja, um cafezinho, você já está nos ajudando a manter o Fora Plástico.
Quero Apoiar
Carrinho atualizado