
As editoras Panini Itália e Cong Edizioni anunciaram a publicação de um álbum de figurinhas do clássico personagem Corto Maltese. Com 64 páginas e 276 figurinhas, “Corto Maltese – Diario di viaggio” (Corto Maltese – Diário de Viagem, em tradução livre), ainda não possui data de lançamento no mercado italiano.
No álbum haverá vários tipos de figurinhas, incluindo oito páginas de quadrinhos retirados do álbum “Corto Maltese: Na Sibéria”, publicado originalmente em 1974 e ainda inédito no Brasil. Também haverá 50 cards colecionáveis com aquarelas de lugares e personagens do universo de Corto.
Corto Maltese foi criado em 1967 por Hugo Pratt, com a publicação de “A Balada do Mar Salgado”, na revista Sgt. Kirk. Ele é um marinheiro do início do século XX que viaja pelo mundo, cruzando guerras, revoluções e conspirações. Sem seguir uma cronologia rígida, a história inovou as narrativas e os heróis dos quadrinhos. A série, além de ser um clássico, é uma das mais importantes da indústria italiana.

No Brasil, após passagens por diferentes editoras, o personagem é publicado desde 2022 pela Trem Fantasma, que começou com a fase de Juan Díaz Canales e Rubén Pellejero. A partir de 2023 a editora iniciou a publicação dos álbuns assinados por Pratt, que nunca foram lançados integralmente no país.