12 maio 2023

Confins de um Sonho

Por Fora do Plástico

De Yumi Sudo
300 páginas
Pipoca & Nanquim | 2023
Tradução: Drik Sada

Confins de Um Sonho é como um diário de memórias perdidas, às vezes embaralhadas. A mangaká Yumi Sudo toma uma decisão assertiva ao optar por contar essa história de forma não linear. Estamos diante de duas senhoras que supõem como a vida teria sido se lhes fosse permitido viver plenamente o seu amor.

Kiyoko Ito e Mitsu Sonoda cresceram no Japão do pós-guerra e conviveram, desde cedo, com a certeza de que o futuro de uma mulher estava necessariamente atrelado a um bom casamento. Logo nas primeiras páginas, sabemos o que a vida reservou a elas, seu destino final. Mas capítulo a capítulo, vamos descobrindo nessa narrativa reversa as circunstâncias que separaram as duas mulheres.

Um reflexo sensível e melancólico sobre a sociedade patriarcal e homofóbica japonesa, Confins de Um Sonho aborda com maturidade questões delicadas. O relacionamento de Kiyoko e Mitsu é o grande fio condutor dessa história, que traça um perfil de ambas, em diferentes fases da vida. Enquanto, mesmo vivendo situações distintas, sua conexão emocional é o que se sobressai.

A melacolia toma conta do mangá até em suas passagens mais leves. Como já sabemos o que virá no futuro, cada mergulho no passado vem carregado das imposições dessa realidade trágica. Em paralelo a isso estão alguns pontos que parecem em aberto, talvez propositalmente pela condição degenerativa de Kiyoko, que se esforça para manter suas lembranças dos momentos com Mitsu.

Na arte, Yumi Sudo se atenta às marcas do envelhecimento em cada fase, mas as feições são muito semelhantes, exigindo que o leitor se atente em outras marcas de individualidade, como o corte de cabelo, para diferenciar os personagens.

Primeiro mangá do gênero yuri publicado pela Pipoca & Nanquim, Confins de Um Sonho é uma leitura que gera conexão com um público bem amplo, pela narrativa sensível de Yumi Sudo. Somos envolvidos nessa viagem de memórias, que não esconde que é ao mesmo tempo um retrato de época e uma história de amor agridoce.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado