23 maio 2023

Coney Island

Por Fora do Plástico

De Gianfranco Manfredi, Giuseppe Barbati e Bruno Ramella
292 páginas
Editora 85 | 2022
Tradução: Julio Schneider

Coney Island trabalha os chavões do gênero policial, em uma trama ambientada na Nova York dos “Loucos anos 1920”. Gianfranco Manfredi nos apresenta uma história por etapas, nas quais cada capítulo segue a perspectiva de um personagem, que acrescenta um novo trecho ao enredo. Esse recurso é essencial para prender o interesse do leitor e tornar nítidos os agentes que compõem essa HQ.

O detetive Jack Sloane é convidado por Brenda, uma jovem garçonete, para visitar o parque de Coney Island. Lá, eles assistem à performance impressionante de Mister Frolic, um ilusionista. No entanto, esse é apenas o início da noite, ainda haveria a morte de um gangster, a investigação de um homem mascarado e a conexão de Brenda e Frolic com tudo isso.

Manfredi sustenta bem o ritmo de Coney Island. As quase 300 páginas do quadrinho são praticamente imperceptíveis, porque a trama investigativa nos deixa vidrados na leitura. Os personagens se configuram dentro daquilo que se espera das histórias de crime e da sociedade dos anos 20, com uma tendência ao estereótipo. É o que ocorre com Brenda, uma figura de destaque logo no começo da história, mas que é deixada de lado no desenvolvimento, afinal seu papel na trama estava aparentemente “cumprido”. Apesar disso, a conexão entre os núcleos e as interações entre personagens são dignas de nota.

Era importante para Manfredi transmitir a aura da década de 1920 nos EUA, com as mudanças sociais e tecnológicas do pós-Primeira Guerra, assim como o contexto da Lei Seca. E o trabalho de Giuseppe Barbati e Bruno Ramella na arte é fundamental para a construção realista desse cenário. A inspiração pulp é notável, seja no visual dos personagens ou na construção das cenas.

Publicada pela Editora 85 em volume único, mas originalmente lançada pela italiana Bonelli, Coney Island é uma leitura para mergulhar na proposta, com seus ilusionistas, detetives durões, gangsters e tudo o que uma história assim poderia oferecer. Diversão certa para amantes do gênero.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado