20 novembro 2023

Como Pedra

Por Fora do Plástico

De Luckas Iohanathan
200 páginas
Comix Zone | 2023

O desespero cresce, enquanto avançamos as páginas de Como Pedra. Parece não haver saída para a angustiante realidade de uma família, em meio à seca. Luckas Iohanathan cria uma história desconcertante, que se beneficia das escolhas estéticas e dos silêncios. Neste cenário, a fé parece ser a única esperança, mesmo que seja em um falso Messias.

Não chove há mais de 300 dias. Cristóvão e sua esposa, uma mulher sem nome, lutam pela sobrevivência no sertão e pela vida da filha, a pequena Rosa, que enfrenta uma doença misteriosa que a fez perder a fala e os movimentos. A mulher reza de joelhos, suplica por um milagre. Mas quando um grupo de peregrinos chega à casa da família, falando em nome de Deus, a realidade se torna um sonho febril para essa mãe.

Luckas Iohanathan é habilidoso nas palavras e na ausência delas. Ele dá espaço para que o leitor vá se situando e compreendendo a trama, sem se explicar demais. Suas escolhas para o roteiro seguem um propósito claro e dão peso e tensão ao enredo. O quadrinista faz um retrato de um Brasil profundo, suas mazelas e urgências, sem perder de vista o tom da história que quer contar.

A arte abusa dos espaços negativos, com um uso de luz e sombra que dá mais peso ao traço fino do artista, em um contraste expressivo. O tom de amarelo alaranjado compõe muito bem a estética como um todo.

O resultado de Como Pedra, lançamento da Comix Zone, é um quadrinho poderoso, de tirar o fôlego. Luckas Iohanathan faz um dos grandes quadrinhos nacionais de 2023, ao abordar questões brasileiras de forma emocionante e humana, sem estereótipos, e muito seguro da força de seus personagens.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado