“Como Pedra”, de Luckas Iohanathan, publicado pela, Comix Zone é o vencedor da edição 2024 do Prêmio Jabuti, na categoria Histórias em Quadrinhos. A revelação das obras vencedoras foi feita durante cerimônia realizada na noite desta terça-feira (19).
Ambientada em um cenário árido onde uma família luta pela sobrevivência. Além da seca e da fome, eles ainda têm um desafio extra, a filha do casal, aprisionada em uma cadeira de rodas, enfrenta uma doença silenciosa que a priva do movimento e da voz. Como a fé parece ser a única saída, a mulher reza de joelhos, suplica por um milagre. Mas quando um grupo de peregrinos chega à casa da família, falando em nome de Deus, a realidade se torna um sonho febril para essa mãe.
A premiação, considerada a mais tradicional voltada à literatura no Brasil, é realizada desde 1959 e em 2017 passou a incluir quadrinhos, em uma categoria própria. Fizeram parte do júri da edição deste ano Alcimar Frazão, Marcelo D’Salete e Marcelo Jackow. De acordo com o regulamento, as obras elegíveis para concorrer ao prêmio deveriam ser inéditas em primeira edição e publicadas no Brasil entre os dias 01 de janeiro e 31 de dezembro de 2023. Os critérios avaliados pelo júri foram técnica narrativa, desenvolvimento do enredo e personagens; interação entre imagens ou entre imagens e texto, além de originalidade e inventividade.