Previsto originalmente para 2026, o segundo volume da coleção de “Os Smurfs” publicado pela editora Comix Zone teve seu lançamento adiantado para novembro deste ano. A novidade foi revelada com exclusividade pela CZ ao Fora do Plástico. A pré-venda começará em outubro.
O plano original da editora era lançar um volume por ano, porém, segundo o editor Thiago Ferreira, a mudança foi um resultado da recepção positiva do público à coleção, cujo primeiro volume foi lançado em abril deste ano.
A edição seguirá o padrão de 192 páginas, capa dura e formato 21 x 27,5 cm, compilando três álbuns: “A Smurfette”, “O Ovo e os Smurfs” e “A Guerra das Sete Fontes”, escritas por Yvan Delporte e Peyo, pseudônimo de Pierre Culliford. No total, a coleção de “Os Smurfs” terá 5 volumes que compilaram os 16 álbuns originais em ordem cronológica, publicados entre 1963 e 1992.

Peyo criou novas histórias para os personagens azuis até sua morte aos 64 anos. Após o falecimento do quadrinista belga, seu filho, Thierry Culliford, assumiu seus personagens e publicou mais 26 álbuns.
A obra já passou por diversas editoras no Brasil, na década de 1970, a editora Vecchi lançou algumas revistas sob o nome “Os Duendes Strunfs”. Na década de 1980, a Abril publicou novas edições, no embalo do sucesso da animação da Hanna-Barbera, desta vez já com o nome que a obra é conhecida no Brasil, “Os Smurfs”. As edições mais recentes, até o início da publicação da Comix Zone, eram da L&PM e Ediouro na década de 2010.