
Grandes empresas de quadrinhos (DC Thomson, Rebellion Entertainment, The Phoenix Comic, Avery Hill Publishing e Fable) do Reino Unido se reuniram para formar a Comic Book UK. A nova associação tem o objetivo de combater o uso de HQs para o treinamento de Inteligência Artificial. Ela também busca o reconhecimento dos investidores de que a produção de quadrinhos tem um papel importante no comércio de exportação e no patrimônio intelectual do país.
Essa comoção começou quando, em janeiro deste ano, o governo do Reino Unido anunciou considerar propostas que impactam as leis de direitos autorais. O Estado recebeu pedidos para autorizar o uso de vários produtos culturais para treinar o algoritmo de IAs. Esses produtos incluem quadrinhos, músicas, filmes, jornais, entre outros.
Segundo a Comic Book UK, as HQs desempenham um papel singular no treinamento de IA, pois combinam narrativa visual e roteiro escrito. Consequentemente, o primeiro passo da associação é gerar debates sobre o uso de IAs e as sobre as leis de direitos autorais que protegem a integridade dos produtos culturais.
As produtoras de HQs não foram as únicas a se posicionar contra tais medidas. Diversos artistas e comunicadores protestaram também. Alguns nomes famosos que se pronunciaram a favor da proteção de direitos autorais mais rigorosos são Elton John, Kate Bush e Andrew Lloyd Webber.