Em setembro, o mangaká Takashi Murakami volta a ser publicado no Brasil com dois lançamentos simultâneos — dez anos após sua última obra chegar ao país. O retorno será novamente pela casa do autor no Brasil, a Editora JBC, que já iniciou a pré-venda da nova edição de “O Cão Que Guarda As Estrelas” e do inédito “Pino”.
Publicado originalmente no Japão entre 2008 e 2009, “O Cão Que Guarda As Estrelas” é o trabalho mais conhecido de Murakami. Serializado na revista seinen Manga Action da Futabasha, o título deu origem a uma sequência, “O Outro Cão Que Guarda As Estrelas”, lançada pela editora japonesa em 2009. No Brasil, ambas as obras saíram pela JBC entre 2014 e 2015, cada uma em volume único. Agora, as duas histórias retornam reunidas em uma edição especial de mais de 300 páginas.

Na primeira história, acompanhamos a tocante jornada de um senhor simples — desempregado, sem dinheiro e sem família — que parte em uma viagem pelo interior do Japão ao lado de seu fiel cachorro, Happy. Já o segundo título narra a trajetória do irmãozinho de Happy, adotado por uma senhora solitária. Com o passar do tempo, a nova convivência desperta nela sentimentos adormecidos e a faz redescobrir o sentido da vida ao lado de seu novo companheiro.
“Pino” também foi publicado no Japão pela Futabasha, na revista Manga Action entre 2020 e 2021, e permanecia inédito no Brasil. Completo em volume único, o seinen acompanha a história de Pino, um pequeno androide equipado com a inteligência artificial mais avançada do mundo. Certo dia, uma mudança inesperada acontece com o robô e traz à tona questões sobre a sua verdadeira essência. Será possível que Pino tenha uma alma?