Anunciada na CCXP24 como um dos principais destaques do catálogo da editora para 2025, a “Coleção IDW” das Tartarugas Ninja chega ao Brasil pela Pipoca & Nanquim a partir de maio. A edição de estreia com cerca de 430 páginas em formato absoluto, já está em pré-venda.
Considerada a mais longeva e bem-sucedida dos quadrinhos das Tartarugas Ninja, essa nova fase começou em 2011, quando a editora norte-americana IDW adquiriu os direitos da franquia, criada nos anos 1980 por Kevin Eastman e Peter Laird. Naquele mesmo ano, Eastman se uniu ao roteirista Tom Waltz, ao desenhista Dan Duncan e à colorista Ronda Pattison para reiniciar a cronologia das Tartarugas. O resultado foi uma coleção que se estendeu até 2024, totalizando 150 edições mensais, além de diversos eventos e minisséries.
A coleção brasileira da Pipoca & Nanquim será baseada na The IDW Collection, que organiza as histórias dessa fase em uma ordem de leitura recomendada, incluindo os one-shots e as séries de eventos. Iniciada originalmente em 2015, essa coleção de edições integrais deve ser concluída ainda este ano nos Estados Unidos, no segundo semestre, com o 18º volume. Enquanto isso, a Pipoca & Nanquim planeja lançar dois volumes por ano da edição brasileira.
Apesar de inédita no Brasil, a série é conhecida por muitos leitores brasileiros graças à participação de Mateus Santolouco, que foi um dos principais nomes à frente dos desenhos da fase.
O primeiro volume de Tartarugas Ninja (Coleção IDW) reunirá as 12 edições iniciais da série, os especiais dedicados a Rafael, Michelangelo, Donatello, Leonardo e Splinter, além de uma história curta publicada em comemoração aos 30 anos dos personagens. A tradução é de Dandara Palankof.
A série atual
Em julho de 2024, a franquia ganhou um novo reboot, desta vez com o roteirista Jason Aaron assumindo os roteiros da série. Vale destacar que esse recomeço não faz parte da coleção The IDW Collection.