A Veneta iniciou nesta semana, via Catarse, a pré-venda de “Shmoo”, quadrinho que chega ao Brasil em uma edição especial reunindo todas as tiras do personagem criadas por Al Capp. Com lançamento previsto para julho, esta é a segunda vez que a editora recorre ao financiamento coletivo. No ano passado, a Veneta arrecadou R$ 435 mil com a campanha de “Jerusalém”, de Alan Moore.
Publicado originalmente nos Estados Unidos entre 1948 e 1976, nas tiras de jornal Li’l Abner — conhecidas no Brasil como Ferdinando —, “Shmoo” é uma criaturinha branca, fofa e rechonchuda, com a habilidade de se transformar em objetos úteis, alimentos e de se multiplicar com facilidade.
Combinando humor com críticas sociais e políticas, Al Capp se tornou uma referência para autores como René Goscinny, Charles Schulz e até mesmo Matt Groening, criador de Os Simpsons. Mais do que um quadrinista, Capp também era uma figura pública influente, com participações frequentes em programas como o Tonight Show e o Ed Sullivan Show, e admiradores célebres como Frank Sinatra e a rainha Elizabeth II.
A edição brasileira de “Shmoo”, além de reunir todas as tiras clássicas criadas por Capp, inclui fotografias raras do autor e ilustrações emblemáticas da época. A organização do quadrinho, que conta ainda com notas explicativas contextualizando os diferentes períodos em que a obra foi publicada, é assinada por Denis Kitchen, renomado especialista na obra de Capp e uma das figuras mais importantes na preservação e divulgação das histórias em quadrinhos nos Estados Unidos.
Com 196 páginas e formato 21 x 23 cm, a edição brasileira conta com tradução de Alexandre Barbosa de Souza.