De Camilo Solano e Aldo Solano
252 páginas
Pipoca & Nanquim | 2021
A vida no interior tem peculiaridades que só quem nasceu ou cresceu ali sabe. O que não falta são “causos” pitorescos e histórias de personagens folclóricos. Se é verdade ou exagero, pouco importa. Em Cidade Pequenina, dos irmãos Camilo e Aldo Solano, somos transportados para uma dessas cidades, em uma viagem que proporciona ao leitor conhecer uma das maiores heranças da tradição popular.
Retratando episódios de São Manuel, onde os autores viveram, o quadrinho transmite uma familiaridade com o município, mesmo que nunca tenhamos pisado lá. Como moradores de Mariana, em Minas Gerais, percebemos o quanto a vida interiorana possui similaridades em seus costumes e personagens. Em alguns momentos nos lembramos de casos da nossa própria cidade.
Ao todo são 19 contos, alguns mais exóticos, outros mais reflexivos. Não diríamos que existem contos melhores do que os outros. Mas, sim, algumas histórias que vão conversar mais com o leitor, por diferentes motivos, talvez por ter vivenciado uma situação semelhante ou por achar mais divertida mesmo. A HQ tem seus momentos engraçados e até poéticos. Camilo e Aldo te fazem imergir na rotina, no clima, e te tornam um morador do lugar, um verdadeiro “são manuelense”.
Os desenhos estão bonitos, com destaque para a arte de Camilo, que vem numa crescente. A paleta de cores quentes também transmite o ar acolhedor de uma cidadezinha, e colabora na imersão naqueles cenários.
Publicado pela Pipoca & Nanquim, Cidade Pequenina é um ótimo retrato da vida interiorana. Um olhar divertido, respeitoso e, acima de tudo, uma verdadeira homenagem dos autores a sua cidade de origem. Assim como Camilo e Aldo, Cidade Pequenina é puro carisma.