Cidade

18 abril 2022

De Ricardo Barreiro e Juan Giménez
192 páginas
Comix Zone | 2022
Tradução: Jana Bianchi

Uma aventura repleta de camadas ambientada em uma cidade sem os limites do nosso mundo, que parece estar viva enquanto coloca a existência dos protagonistas à prova. Cidade, de Ricardo Barreiro e Juan Giménez, é uma ficção científica completa. Logo nas primeiras páginas, vemos Jean caminhar sozinho rumo a sua casa. Até que ele percebe que desconhece a paisagem. De repente, Jean não está mais no seu bairro, ele agora é parte de um universo distinto, em um labirinto urbano gigantesco.

Assim como Jean, outras pessoas estão presas na cidade monstruosa. É o caso de Karen, uma ex-prostituta que é responsável por apresentar ao protagonista as dinâmicas daquele mundo. Ou melhor, as dinâmicas conhecidas por ela, afinal, a cidade é sempre imprevisível. E é diante dessa imprevisibilidade que o leitor se deleita, capítulo a capítulo, descobrindo ao lado de Jean e Karen as possibilidades e ameaças que os cercam.

Ao mesmo tempo que há ação, aventura, romance e ficção científica, Cidade é também uma HQ com subtextos importantes. Cada capítulo transmite mensagens sutis ao leitor, nada que soe didático. Somadas a isso estão referências à literatura, ao cinema e aos quadrinhos. São muitas homenagens e capturar algumas delas se torna parte do exercício de leitura. Há muitos facilitadores no roteiro de Barreiro, mas nada chega a parecer exagerado graças à premissa de que a cidade possui vontade própria, as regras do nosso mundo não se aplicam ali.

Parte do mérito da obra vai para a arte de Juan Giménez que é fabulosa. Destaque para o uso de planos de destaque, como um zoom in, em contraste com planos gerais que demonstram a vastidão da cidade. A narrativa gráfica também é responsável pelo clima de tensão (fundamental para nossa imersão na obra) e para o desenvolvimento das cenas de ação.

Publicado pela Comix Zone, Cidade abre espaço para uma reflexão existencial, coroada pelo ótimo capítulo final. Não podemos dar mais detalhes, mas é, sem dúvidas, uma conclusão ainda melhor do que estava sendo construído ao longo da trama. O desfecho perfeito para tornar essa obra ainda mais potente.

Gostou da leitura? Ajude o Fora do Plástico

Você não precisa de muito para contribuir com o Fora do Plástico. A partir de R$5,00 mensais, ou seja, um cafezinho, você já está nos ajudando a manter o Fora Plástico.
Quero Apoiar
Carrinho atualizado