3 setembro 2022

Celestia

Por Fora do Plástico

De Manuele Fior
276 páginas
Pipoca & Nanquim | 2022
Tradução: Michele A. Vartuli

O quadrinho mais ambicioso e mais hermético de Manuele Fior tem um visual deslumbrante e um roteiro desconcertante. Mas, afinal, sobre o que é Celestia? Sobre o fascínio pelo desconhecido? Esperança? Construir uma “humanidade melhor”? Não temos essa resposta. Nem achemos que temos uma resposta. O próprio autor revelou que fez o quadrinho sem qualquer roteiro, improvisando a história à medida que a desenhava. E, após a leitura, isso fica ainda mais evidente. Celestia é uma HQ poética, com muitas interpretações. O mais especial é poder se perder nelas.

Há mais de mil anos um evento, conhecido como “Grande Invasão”, mudou o mundo. Alguns sobreviventes da humanidade encontraram refúgio em uma ilha de pedra, isolada do continente, chamada de Celestia. O local vem sendo povoado por criminosos mascarados e um grupo de telepatas.

Acompanhamos Dora e Pierrô, dois jovens telepatas que lidam de forma diferente com esse dom sobrenatural. Eles partem juntos para o continente, o “velho mundo” desconhecido por eles, em busca de esperança e respostas, num thriller repleto de estranhezas.

Ao longo da leitura, veio à mente se Fior queria trazer questionamentos sobre a civilização perdida. Ou se até mesmo a reconstrução da sociedade seria um plot. Porém, quanto mais tentávamos encontrar uma linha para seguir, mais o roteiro se desviava para outro caminho. Aqui o leitor precisa se deixar levar pela atmosfera estranha e encontrar seu próprio caminho.

Se a imprevisibilidade é o grande charme da obra, ela também é o seu calcanhar de Aquiles. Fior peca no desenvolvimento, mesmo sabendo que o autor gosta de deixar o leitor desamparado e que a aura de mistério da HQ é totalmente proposital. Nada é expressamente explicado para o leitor e esse “espaço para interpretação” talvez tenha sido amplo demais.

As ilustrações aquareladas são fabulosas. Com tanta complexidade visual, cenários arquitetônicos, cores vibrantes, você vai ficar hipnotizado pelas páginas.

Genial ou superestimado, não importa. Celestia prova ser uma leitura que se destaca só por trazer tantos debates. Uma experiência única em que você nunca sabe o que separa a ilusão e a realidade.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado