A editora Nemo publica, em setembro, o novo quadrinho de Chloé Cruchaudet, “Céleste e Proust”. A HQ retrata a história real de Céleste Albaret, que foi governanta e secretária de Marcel Proust, um dos mais célebres escritores franceses.
Lançado originalmente na França, em dois volumes, o quadrinho chega ao Brasil em edição integral pela Nemo. A editora havia anunciado o primeiro volume, “Céleste: Bien sûr, monsieur Proust”, na Rodada de Lives com editoras do Fora do Plástico em 2023, mas optou por aguardar o lançamento da segunda parte, para que a edição brasileira compilasse ambos os volumes.
Na trama, o leitor presencia os bastidores da produção do clássico “Em Busca do Tempo Perdido” e como Céleste se tornou uma figura indispensável na vida de Proust: ela cuidou do escritor com devoção durante nove anos, até o dia de sua morte. Céleste serviu como também figura materna e fonte de inspiração, embora essa relação não tenha sido isenta de conflitos e tensões, especialmente considerando a complexidade da personalidade de Marcel Proust e as demandas que ele fazia sobre aqueles ao seu redor.
Chloé Cruchaudet é a autora de outra obra inspirada em eventos reais, “Degenerado”, também publicada no Brasil pela editora Nemo. Em 2022, a quadrinista francesa esteve no Brasil para a 11ª edição do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, o FIQ.