De Lourenço Mutarelli
304 páginas
Comix Zone | 2019
Capa Preta é um belo resgate da obra de Lourenço Mutarelli. Foi um acerto da editora Comix Zone republicar quatro álbuns do período em que o autor viveu uma crise depressiva crônica. Essa fase reflete diretamente nas histórias compiladas aqui: todas são intensas, bizarras e cheias de reflexões sobre a mente humana, a sociedade e nossas atitudes.
Transubstanciação, Desgraçados, Eu Te Amo Lucimar e A Confluência da Forquilha são obras sem relações entre si, mas que se completam ao longo da leitura. Talvez porque todas refletem um período específico da vida do artista e buscam, como um todo, causar o mesmo impacto. Há um humor amargo, uma densidade sufocante em algumas passagens e também uma descrença latente, que invade o leitor ao longo da leitura.
Capa Preta pode não ser uma obra fácil, principalmente por ser como um mergulho perturbador em um universo que não é nada bonito. Mutarelli conversa conosco, nos alerta para a crueldade humana e nos afeta com seus traços grossos, às vezes deformados.
O quadrinho nacional está em constante fortalecimento, mas jamais podemos deixar de voltar aos clássicos. Mutarelli é assim, com sua maneira única de impactar e de se fazer ouvir.