A antologia de quadrinhos brasileiros “Braba” entrou em pré-venda, com previsão de lançamento para agosto no Brasil, pela editora Mino, e nos EUA, pela Fantagraphics. O projeto é uma colaboração entre as duas editoras, ao lado de Rafael Grampá, que também fez parte da curadoria com Janaína de Luna.
Proposta como uma forma de encapsular — e expor aos norte-americanos — a fértil cena de quadrinhos brasileira, a HQ reúne 16 artistas em 13 histórias. Amanda Miranda, Bruno Seelig, Diego Sanchez, Gabriel Goes, Jefferson Costa, Jéssica Groke, Sirlene Barbosa, João Pinheiro, Cris Eiko, Paulo Crumbim, Pedro Cobiaco, Pedro Franz, Rafael Coutinho, Shiko e Wagner Willian fazem parte da antologia. A “Braba” ainda tem um trabalho conceitual que vai desde a identidade visual do projeto até as imagens e textos de transição.
De acordo com a editora Mino, esta é a primeira vez que a Fantagraphics, uma referência em termos editoriais nos EUA, faz um projeto com uma editora da América do Sul para a publicação de uma HQ.