A Brasa Editora irá ampliar a coleção MPQ – Música Popular em Quadrinhos. Depois de “Grandes Sucessos”, que deu início à linha de quadrinhos musicais da editora em 2023, e de “Samba”, publicado em 2024, a editora publicará uma coletânea dedicada à bossa-nova e outra ao forró. A informação foi revelada na participação da Brasa na Rodada de Lives com Editoras nesta segunda-feira (17).
“Bossa-nova” está previsto para julho e, como já é marca registrada da coleção MPQ, reúne um time de quadrinistas que reinterpretam oito canções do gênero musical. Entre os artistas envolvidos estão Helena Cunha, Cora Ottoni, Alexandre Lourenço e Carol Ito. Clássicos como “Chega de Saudade”, “Mas Que Nada” e “Águas de Março” estão entre as músicas escolhidas para integrar a coletânea.

Já a edição dedicada ao forró está prevista para dezembro e a curadoria de canções está sendo elaborada por um dos idealizadores do projeto, Igor Trabuco.
Parceria entre a Bienal de Quadrinhos de Curitiba, O Instituto Guimarães Rosa (IGR), o Ministério das Relações Exteriores e a Brasa Editora, a coleção MPQ faz parte do Programa Brasil em Quadrinhos, que visa usar o quadrinho também como instrumento de propagação da língua e da cultura brasileira no exterior.
Conheça os artistas convidados para a edição “Bossa-nova” e suas respectivas canções:
Laura Athayde interpreta Eu e a Brisa, de Johnny Alf .
Cora Ottoni interpreta Mas que nada, de Jorge Ben
Helena Cunha interpreta Desafinado, de Tom Jobim e Newton Mendonça
Alexandre Lourenço interpreta Chega de saudade, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes
Carol Ito interpreta Retrato em preto e branco, deTom Jobim
Juliana Russo interpreta Canto de Ossanha, de Vinícius de Morais e Baden Powell
João Lin interpreta Águas de Março, de Tom Jobim
Lielson Zeni e Samanta Flôor interpretam Samba de Uma Nota Só, de Tom Jobim, Newton Mendonça, Herbie Mann