Borboleta Assassina (SÉRIE COMPLETA)

6 junho 2024

De Yuka Nagate
Série completa: 1.412 páginas (Vol.1 388 páginas; Vol.2 532 páginas e; Vol.3 492 páginas)
Pipoca & Nanquim | 2024
Tradução: Drik Sada

Após o período Sengoku, uma época conturbada com muitas guerras civis no Japão, o papel do shinobi (popularmente conhecido como ninja) foi reduzido. Com isso, muitos não se adaptaram à nova rotina, e acabaram se tornando assassinos ou ladrões. A série em três volumes Borboleta Assassina, de Yuka Nagate, acompanha uma organização de shinobis que caça companheiros renegados. Uma obra que, embora seja tão sangrenta quanto se possa imaginar, traz esses conflitos ao nível dramático e humano.

O mangá é protagonizado por Ochou, uma habilidosa assassina, que esconde sua verdadeira identidade atuando como cortesã de luxo no bordel onde a organização de caçadores é instalada. Não se engane pela sensualidade das capas, esta ficção baseada em fatos históricos tem um roteiro sólido, de muitas camadas, e que não usa o erotismo como escada. Além disso, não é apenas a protagonista que é bem desenvolvida, os personagens secundários são trabalhados com cuidado e têm motivações muito convincentes.

A trama começa com arcos curtos que, mesmo mantendo uma “fórmula”, trazem um pano de fundo diferente para cada missão. Por trás de todas as histórias curtas, que têm uma sequência discreta, existe uma trama principal. Este enredo é um tradicional conto de vingança que se desenvolve ao longo dos três volumes.

A série é empolgante do início ao fim, com muitas reviravoltas, mas dois pontos se destacam: quando a trama principal se entrelaça com um conflito religioso e a dualidade de Ochou. Ao mesmo tempo em que é forte e temida, ela tem seus momentos de sensibilidade, em que questiona o real sentido de sua função.

O visual é muito impactante. Os desenhos de Nagate são incríveis, com grandes cenas de batalha e ótima ambientação. Porém, o que mais nos chamou atenção foi a caracterização dos personagens. Mesmo com uma quantidade absurda deles, afinal são quase 1500 páginas de história, cada um tem sua própria fisionomia.

Lançado pela Pipoca & Nanquim, Borboleta Assassina oferece uma saga épica e profundamente humana. Mesmo com um final que para muitos pode soar agridoce, a série nos lembra como, independente do nosso esforço, certas coisas são inevitáveis.

Gostou da leitura? Ajude o Fora do Plástico

Você não precisa de muito para contribuir com o Fora do Plástico. A partir de R$5,00 mensais, ou seja, um cafezinho, você já está nos ajudando a manter o Fora Plástico.
Quero Apoiar
Carrinho atualizado