13 janeiro 2024

Black Science (SÉRIE COMPLETA)

Por Fora do Plástico

De Rick Remender e Matteo Scalera
Série completa: 1.192 páginas (Vol. 176 páginas; Vol.2 136 páginas; Vol.3 136 páginas; Vol.4 224 páginas. Vol.5 248 páginas e; Vol.6 272 páginas)

Devir | 2019 – 2023
Tradução: Kleber de Sousa e Giovana Bomentre

Composto por 6 volumes, na edição brasileira da editora Devir, Black Science é um grande drama familiar. Nesta série de Rick Remender e Matteo Scalera, a fantasia e a ficção científica se misturam para contar a história das tentativas desesperadas de um homem para salvar a sua família. Uma leitura que, por vezes abusa, da repetição e da complexidade do enredo. Mas que, apesar disso, prende a atenção o tempo todo, e tem um desfecho corajoso e sombrio.

O cientista genial Grant McKay é contratado para criar um portal capaz de visitar dimensões paralelas. Uma iniciativa que busca, através de viagens interdimensionais, recursos e descobertas científicas a ponto de “salvar” este mundo. Porém, logo na primeira viagem, nem tudo corre como o planejado e McKay e sua equipe ficam presos nessas realidades alternativas, sendo jogados de uma para outra. Ao longo dessas seis edições, vamos acompanhar os personagens tentando retornar para o seu universo de origem.

À medida que a história se desenrola, é possível perceber que o elemento científico é “apenas” um cenário para Remender falar sobre aquilo que realmente deseja: uma família disfuncional. Apesar da grande variedade de personagens e de suas versões, a trama é centrada em Grant McKay. Ele é o protagonista e antagonista da série. Esse comportamento autodestrutivo é um dos pontos altos da HQ. Remender fala muito sobre as escolhas que uma pessoa pode fazer, assim como sobre destino e responsabilidade. Mesmo disposto a ser diferente em outra dimensão, ele não consegue mudar a sua natureza.

De certa forma, a obra perde força em sua segunda metade, mesmo mantendo o leitor curioso. O que funciona tão bem a favor, também é seu principal obstáculo: a ambição. O enredo se estende demais e vira uma repetição de suas próprias fórmulas. Matteo Scalera contribui com uma arte bem estilizada, realçada pelo trabalho de cores de Dean White. Scalera está muito à vontade na criação dos universos da série.

Mesmo com um desenvolvimento que se estende mais do que deveria, Black Science tem um conceito interessante e ótimos momentos. E o principal, segue firme a essência: ser um drama familiar em forma de aventura.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado