Robert Crumb, um dos artistas mais influentes do século XX, está prestes a ganhar sua primeira biografia. “Crumb: A Cartoonist’s Life”, de Dan Nadel, tem lançamento previsto para abril de 2025, nos Estados Unidos, pela Scribner.
A novidade é que a obra também será lançada no Brasil no próximo ano. O tradutor e jornalista Érico Assis informou que uma edição brasileira será publicada pela Todavia, pouco tempo depois da edição original. Abaixo é possível conferir a sinopse.
Robert Crumb é frequentemente creditado por transformar o meio de quadrinhos em um lugar de expressão adulta, sendo pioneiro na indústria underground de quadrinhos e transformando a linguagem vernácula da América do século XX em uma estética popular e instantaneamente reconhecível, tão icônica quanto Walt Disney ou Charles Schulz. Agora, pela primeira vez, Dan Nadel, curador e escritor especializado em quadrinhos e arte, conta como esse artista complicado sobreviveu aos abusos na infância, à fama aos vinte anos, mais fama e como saiu intacto do outro lado.
Mais do que apenas uma biografia de um cartunista icônico, “Crumb” é a história de uma vida ricamente complexa na vanguarda das culturas underground e popular da América do pós-guerra. Incluindo quarenta e cinco impressionantes imagens em preto e branco e um encarte colorido de dezesseis páginas com imagens icônicas e obscuras, “Crumb” abrange as pressões da América suburbana dos anos 1950 e a vida familiar altamente disfuncional de Crumb; a história dos quadrinhos e da sátira gráfica; música popular do século XX; o mundo da contracultura; o nascimento dos quadrinhos underground em São Francisco dos anos 1960 com Zap Comix de Crumb; os desafios econômicos e a dissolução do sonho hippie; e o caminho que Robert Crumb abriu em tudo isso.