Biblioteca Nacional de Brasília recebe a exposição “Quadrinhos Nacionais”

10 fevereiro 2025
Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília

Com edições de HQs desde 1855, a exposição “Quadrinhos Nacionais”, realizada na Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), apresenta a História de quadrinhos publicados e produzidos no Brasil. São mais de 700 exemplares do acervo da BNB, e a mostra acontece até o final de fevereiro, com entrada gratuita.

A exposição é dividida em cinco partes, organizadas pelas décadas em que as HQs chegaram ao Brasil (ou foram originalmente produzidas por aqui) e por temática. A primeira parte reúne alguns dos primeiros quadrinhos publicados no país, como o “O Namoro, quadros ao vivo”, de Sébastien Auguste Sisson, e alguns dos primeiros produzidos por artistas nacionais, por exemplo a obra de Ângelo Agostini, “As Aventuras de Nhô Quim”.

PUBLICIDADE
Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília

A segunda parte é dedicada às décadas de 1930 e 1940, com HQs brasileiras das revistas Gazeta Juvenil e O Globo Juvenil e obras estrangeiras também. A terceira parte traz quadrinhos que adaptaram outras histórias, por exemplo os clássicos literários “Iracema” e “O Guarani”, de José de Alencar.

A quarta parte homenageia dois grandes quadrinistas brasileiros que marcaram gerações de crianças, Ziraldo, criador do “Menino Maluquinho”, e Mauricio de Sousa, que deu vida à “Turma da Mônica”. Já a quinta parte finaliza a exposição com Brasília nos quadrinhos, desde uma das primeiras aparições da capital na revista “Epopéia”, publicada pela Ebal em 1959.

Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília

“Quadrinhos Nacionais” fica disponível para visitação de segunda a sexta, das 8h às 22h, e aos sábados e domingos o horário é das 8h às 14h. A BNB fica próxima ao Museu Nacional, no Setor Cultural Sul.

Gostou da leitura? Ajude o Fora do Plástico

Você não precisa de muito para contribuir com o Fora do Plástico. A partir de R$5,00 mensais, ou seja, um cafezinho, você já está nos ajudando a manter o Fora Plástico.
Quero Apoiar
Carrinho atualizado
PUBLICIDADE