O vigilante de Gotham reiniciou sua revista pela quarta vez no seus mais de 80 anos de publicação. “Batman #1” chegou às lojas dos EUA este mês e já vendeu meio milhão de cópias, segundo a DC, e já caminha para a segunda tiragem.
Este recomeço tem roteiros de Matt Fraction, que escreveu séries como “Criminosos do Sexo”, publicado no Brasil pela Devir, e “Novembro”, publicado pela Risco Editora. Já Jorge Jiménez, que trabalhou como desenhista das fases de James Tynion IV e Chip Zdarsky do Homem-Morcego, segue à frente da arte.
Em comunicado à imprensa sobre este recomeço do Batman, o desenhista comentou que a proposta é que o quadrinho mantenha um aspecto clássico ao mesmo tempo que renove o personagem. Ele ressalta que deu uma nova identidade para Gotham, algo diferente de suas interpretações anteriores. “Meu objetivo é trazer uma leve influência pop, algo que faça referência sutilmente às histórias clássicas, mantendo ao mesmo tempo o tom sombrio e ameaçador do Batman contemporâneo”, disse Jiménez.
A nova tiragem trará mais quatro capas alternativas. A capa original com logo alternativa, uma capa inédita com arte de Jiménez e Tomeu Morey e uma com arte de Dan Mora, disponível em formato tradicional e com acabamento metalizado.
O reinício da numeração da revista e o número alto de vendas coincidem com o Batman Day. No dia 20 de Setembro ocorreu a 12ª edição do evento que celebra o herói. O evento começou em 2014 e atualmente ocorre todos os anos no terceiro ou quarto sábado do mês. No Brasil, o evento é celebrado pela Panini, casa da DC no país.