De Nick Drnaso
272 páginas
Veneta | 2025
Tradução: Cris Siqueira
Aula de Teatro é um dos quadrinhos mais estranhos que você vai ler. Uma experiência desconcertante e aberta a múltiplas interpretações, que deixa o leitor ao mesmo tempo perdido e envolvido.
Nick Drnaso mergulha nos relacionamentos humanos contemporâneos ao acompanhar dez pessoas comuns, cada uma lidando com suas próprias dificuldades de socialização, mas todas em uma busca desesperada por si mesmas. Inscritos em um curso gratuito de atuação, esses personagens são guiados por um professor excêntrico, que os desafia a explorar suas mentes e ultrapassar limites por meio de exercícios cada vez mais provocadores.
Até certo ponto, as aulas funcionam como um apoio emocional para alguns, quase uma terapia, onde suas frustrações desaparecem e eles podem projetar seus desejos. Drnaso cria algo semelhante a uma realidade paralela para representar essas cenas. Porém, conforme avançam no curso, o professor não manipula apenas os alunos, mas também o leitor, que se vê constantemente questionando o que é real e o que não é.
O mundo de Nick Drnaso é inquietante também no seu desenho. Assim como Chris Ware, o quadrinista adota uma narrativa visual geométrica, que combinada com seu estilo minimalista e cores planas cria uma sensação de desconforto. Um ponto negativo é que seus personagens, com poucos detalhes, acabam se tornando confusos, especialmente em meio a um elenco tão grande.
Publicado pela Veneta, Aula de Teatro promove boas reflexões sobre as interações sociais no mundo contemporâneo. O que mais impressiona no quadrinho, porém, é sua capacidade de gerar múltiplas interpretações, provocando um constante mal-estar em uma trama que aborda de maneira tão direta os nossos tempos.