De Federico Bertolucci e Frédéric Brrémaud
64 páginas
Panini Comics | 2022
Tradução: Marcelo Alencar
Em meio a cenários incríveis e sem qualquer balão de fala, As Férias de Donald, HQ da coleção BD Disney roteirizada por Frédéric Brrémaud e ilustrada por Federico Bertolucci, é uma verdadeira homenagem aos desenhos animados clássicos do estúdio. Uma aventura divertida e doce, perfeita para o público infanto-juvenil, como também para quem quer matar a saudade de outros tempos.
Irritado com a rotina caótica e estressante da cidade, Donald decide passar suas férias em contato com a natureza. O que o Pato não esperava é que o destino não seria tão gentil com ele. Ao invés de desfrutar a calmaria que tanto deseja, ele vai ser confrontado por várias adversidades.
O enredo é uma sucessão de gags, com um “jogo” de provocações entre o Pato e os habitantes da floresta. As Férias de Donald é uma leitura dinâmica e bem expressiva, até pela ausência dos balões. Bertolucci e Brrémaud constroem uma narrativa clara, com todo cuidado nos enquadramentos e layouts, de forma que o texto não faça falta e o leitor não fique perdido. Ao fim da edição, um caderno de extras conta vários detalhes do processo de produção da HQ, trazendo decisões sobre a estética, personagens secundários e outras informações complementares.
O visual do gibi impressiona, tendo a ambientação como um dos pontos fortes da trama. Além de trazer um “quê” de animações clássicas da Disney, Bertolucci adota o estilo Carl Barks para desenhar o protagonista, uma homenagem também ao legado do pato mais famoso dos quadrinhos. Outro ponto para destacar é a paleta quente utilizada, corroborando com o clima da HQ.
As Férias De Donald é uma leitura prazerosa. Um banquete visual, uma aventura silenciosa (mas também comunicativa), um quadrinho que não apresenta nada que você não tenha visto antes, mas que cumpre bem o seu papel de divertir.