De Carlos Trillo e Horacio Altuna
208 páginas
RISCØ | 2023
Tradução: Jana Bianchi
A qualidade do trabalho da dupla Carlos Trillo e Horacio Altuna é mais uma vez comprovada em As Escapadas do Senhor Lopez, lançado pela Risco Editora. A série de tiras de cinco páginas, publicadas na Argentina entre 1979 e 1981, é marcada pelo tom satírico, com pitadas de fantasia e erotismo. Apesar de trabalhar sempre a mesma fórmula, a inventividade dos roteiros de Trillo e a qualidade da arte de Altuna não deixam que as tiras se tornem previsíveis.
Funcionário de um escritório e diariamente cercado por pilhas de papel, o Senhor Lopez tem uma rotina tediosa no trabalho. Em casa, a situação não é muito diferente, com uma esposa autoritária, pela qual aparentemente ele não se sente mais atraído. Mas Lopez tem sua maneira de fugir da monotonia, sempre que entra em qualquer banheiro, ele se transporta para uma realidade diferente. A cada tira, vemos o protagonista se deparar com situações inusitadas, às vezes surreais, que de alguma maneira estão relacionadas com o que ele enfrenta na vida real.
Trillo e Altuna aproveitam para brincar com diferentes gêneros: faroeste, terror, espada e feitiçaria, noir estão todos presentes em alguma das escapadas de Lopez. Embora o erotismo seja bastante presente, ele não é definidor da série. A dupla parece mais interessada no tom de humor satírico das tiras, que trazem críticas à apatia da população argentina diante da ditadura que o país vivia, à censura e a determinados comportamentos das classes dominantes.
A afinidade dos autores está estampada a cada tira, tornando cinco páginas suficientes para desenvolver as histórias. Altuna encaixa muito bem os elementos fantásticos, transita entre estilos e encaixa a sensualidade como ponto de destaque.
É importante dizer que As Escapadas do Senhor Lopez é uma obra fruto de seu tempo, principalmente porque o contexto engrandece essa produção e localiza seu humor. No entanto, por si só, as tiras conseguem divertir de fazer refletir quem passa por suas páginas.