De Massimiliano De Giovanni e Andrea Accardi
128 páginas
Skript | 2023
Tradução: Paulo Guanaes
As Coisas Simples é um drama sensível centrado em Enrico e Matteo, casal homoafetivo que está se preparando para ter um filho. Entretanto, para além da desconfiança e dos preconceitos que vão enfrentar, Matteo descobre que está doente, o que vai impactar seus planos. Lançada pela Skript, a HQ italiana de Massimiliano De Giovanni e Andrea Accardi é um olhar incisivo sobre o que a comunidade LGBTQIAPN+ experimenta diariamente e também como uma doença pode mudar a perspectiva de uma família.
Enrico e Matteo são casados, estão na faixa dos 40 anos e decidem ter uma criança. Eles já até definiram o método, optaram por uma barriga de aluguel. Se não bastasse a luta pelo respeito, os dois enfrentam a hostilidade de amigos e familiares que não conseguem compreender ou aceitar a decisão do casal.
A narrativa do quadrinho é composta por diferentes linhas temporais que mostram desde o florescer do sonho de serem pais à descoberta da doença de Matteo. Com idas e vindas, o roteiro vai se tornando angustiante, com a sensação de que algo trágico vai acontecer e essa percepção é um golpe ainda mais duro, quando vemos momentos de felicidades e planos sendo criados.
A nossa principal crítica ao enredo de De Giovanni são os atalhos dramáticos que ele utiliza para resolver situações da trama, além da falta de desenvolvimento da proposta inicial. Quanto mais dramático fica o quadrinho, mais a ideia de apresentar uma família homoafetiva sendo construída é deixada de lado.
Sobre a arte de Accardi, temos um sentimento ambíguo. Por mais que ele consiga criar bons cenários, as expressões dos personagens e as proporções dos corpos ficam muito aquém. As cores são um indício dos tempos retratados no roteiro, com os momentos de sofrimentos associados a cores frias.
As Coisas Simples mostra um mundo que agride, quando deveria respeitar. Uma história comovente sobre intolerância, família e desejos.