Otacílio D’Assunção Barros, conhecido como Ota, se imortalizou nos quadrinhos brasileiros como um artista multifuncional. Foi editor e colaborador da versão brasileira da revista MAD por 34 anos e ainda roteirista, desenhista, cartunista, pesquisador, letrista, ao longo cinco décadas de atuação constante no mercado editorial. Para celebrar a vida e obra de Ota, no ano em que ele faria 70 anos, a editora MMarte lança “Arquivo Ota”, um artbook que é um mergulho no universo criativo do artista.
Já em campanha no Catarse, o artbook é o resultado de um trabalho de curadoria que vasculhou décadas de criação para reunir originais raros, layouts e esboços que revelam o processo criativo de Ota, memorabilia e itens que celebram momentos importantes, correspondências com grandes nomes nacionais e internacionais das HQs, além de documentos históricos e curiosidades. A previsão de lançamento de “Arquivo Ota” é para dezembro, na CCXP24, com a presença dos autores, os designers Bruno Porto e Marcelo Martinez, e o editor da MMarte, Márcio Paixão Junior, que desenvolveram o livro ao lado da família de Ota.
Entre as recompensas para os apoiadores estão algumas publicações raras, artes originais do cartunista e o histórico livreto “O CandidOta”, produzido quando Ota foi candidato a vereador em 1988, com exemplares limitados.
É possível apoiar Arquivo Ota até o dia 05 de novembro.