
Após cinco anos desde sua despedida, Cassius Medauar está de volta à Editora JBC. A informação é do PublishNews, portal dedicado a notícias sobre o mercado editorial brasileiro. Depois de estar à frente da editora como gerente de conteúdo, cargo que ocupou entre 2012 e 2019, Cassius retorna agora para ser o novo publisher da casa.
Dono de uma longa carreira nos quadrinhos, Cassius atuava, desde 2020, como gerente editorial na Conrad, onde também já havia feito uma primeira passagem no início dos anos 2000, quando editou séries como “Dragon Ball” e “Cavaleiros do Zodíaco”. Na JBC, Cassius liderou iniciativas que foram consideradas novidades à época, como o lançamento de edições dois-em-um, em que se destaca a publicação de “Death Note Black Edition” (2013); a criação do Henshin Online, quadro no YouTube em que a JBC se reportava semanalmente aos seus leitores; e a implantação do formato digital, o que inclusive possibilitou a publicação simultânea com o Japão de séries como “Eden’s Zero” e “The Seven Deadly Sins”.
Já na Conrad, comandou a chamada “nova fase” da editora, iniciada em meados de 2020. O período foi marcado pela retomada de publicações inéditas, fortalecimento da publicação de quadrinhos brasileiros e o retorno dos mangás à casa editorial, que por alguns anos manteve apenas “Gen Pés Descalços” como único título japonês em catálogo.

Ao Fora do Plástico, Cassius comentou sobre o período na Conrad e o aceite ao convite da JBC. “Só posso definir essa minha segunda passagem pela Conrad como Sensacional. Fiquei exatos 5 anos e acredito que conseguimos trazer a Conrad de volta a sua grandeza do passado! Foi um período muito feliz para mim! Mas, eu não tinha como não aceitar essa oportunidade que surgiu para mim de ser o Publisher da JBC na Cia. das Letras, o mais prestigiado grupo editorial do Brasil! E ainda voltar a JBC, editora que adoro e que deixei muitos amigos quando saí! Eu diria que é como se eu estivesse saindo de casa pra voltar para casa!”, disse o editor.
Ainda segundo o PublishNews, a Companhia das Letras, que adquiriu 70% da JBC em 2022, concluirá em maio a integração da editora de mangás ao grupo. A sócia e atual diretora executiva da JBC, Marina Shoji, passará a comandar a área de Inteligência de Negócios, enquanto Luzia Shoji, também sócia e diretora executiva, permanecerá como responsável pelos Direitos Autorais e pelo relacionamento com o Japão.