A temporada de premiações nos Estados Unidos segue a todo vapor. Após o anúncio dos vencedores do Eisner e dos indicados ao Harvey, nesta quinta-feira (14) foram revelados os finalistas do Ignatz, outro importante prêmio de quadrinhos do país. O maior voltado para o mercado independente, o Ignatz reconhece obras que fogem do circuito de grandes editoras como Marvel, DC e Image.
O grande destaque é a antologia de quadrinhos brasileiros “Braba”, fruto de uma colaboração entre as editoras Fantagraphics e Mino. O projeto, que contou com a curadoria de Rafael Grampá e Janaína de Luna, disputa o prêmio na categoria Melhor Antologia. Pensada para apresentar ao público norte-americano a vibrante cena de quadrinhos brasileira, a HQ reúne 16 artistas em 13 histórias.
Eric Reynolds, editor e vice-presidente da Fantagraphics, esteve na CCXP24, onde participou de um painel sobre a coletânea. Ao Fora do Plástico, o editor explicou como o projeto o apresentou ao quadrinho brasileiro contemporâneo:
Ver essa foto no Instagram
Os vencedores do Ignatz 2025 serão revelados durante a cerimônia da Small Press Expo, que acontece nos dias 13 e 14 de setembro, em Bethesda, Maryland.
Confira abaixo a lista completa de indicados:
MELHOR ANTOLOGIA
• Braba: Antologia Brasileira de Quadrinhos, editado por Rafael Grampá and Janaína de Luna (Fantagraphics/Mino)
• Come Find Me, editado por Will Dennis e Sean Edgar (DSTLRY)
• Datura, Vol. 3, editado por Sunmi e Mar Julia (Autopublicado)
• Loud: Stories to Make Your Voice Heard, editado por Brett Israel (Dark Horse Comics)
• Rust Belt Review, Vol. 6, editado Sean Knickerbocker (Autopublicado)
MELHOR ARTISTA
• Deb JJ Lee por Death Fiddles and We Dance (Autopublicado/Shortbox)
• Lomig por John Muir: To the Heart of Solitude (NBM Graphic Novels)
• Kazimir Lee por Low Orbit (Top Shelf Productions)
• Sarah Airriess por The Worst Journey in the World (Iron Circus Comics)
• Anders Nilsen por Tongues Supplement #1 (NoMiracles)
MELHOR COLEÇÃO
• I Ate the Whole World to Find You, de Rachel Ang (Drawn & Quarterly)
• Milk White Steed, de Michael D. Kennedy (Drawn & Quarterly)
• Preparing to Bite, de Keiler Roberts (Drawn & Quarterly)
• Them-Shaped Cloud, de Max Huffman (CRAM Books)
• World Within the World, de Julia Gfrörer (Fantagraphics)
MELHOR QUADRINHO
• Belly Full of Heart, de Madeline Mouse (Silver Sprocket)
• Big Gamble Rainbow Highway, de Connie Meyers (CRAM Books)
• Lucky Cap Scouts, de O. Stevens (Silver Sprocket)
• The Re-Up #6, de Chad Bilyeu and Juliette de Wit (Bistro Books)
• Tongues Supplement #1, de Anders Nilsen (NoMiracles)
MELHOR GRAPHIC NOVEL
• Adrift on a Painted Sea, de Tim Bird (Avery Hill Publishing)
• Land of Mirrors, de María Medem; traduzido por Aleshia Jensen e Daniela Ortiz (Drawn & Quarterly)
• Precious Rubbish, de Kayla E. (Fantagraphics)
• Processing: 100 Comics That Got Me Through It, de Tara Booth (Drawn & Quarterly)
• Skin, de Mieke Versyp e Sabien Clement (Fantagraphics)
MELHOR MINI-QUADRINHO
• Allodynia, de Violet Kitchen (Autopublicado)
• Big Apple Matinee, de A. T. Pratt (Autopublicado)
• Szarlotka, de Jas Hice (Frog Farm)
• The Connoisseurs, de Alex Swift (Frog Farm)
• The Mole, de Arantza Peña Popo (Autopublicado)
MELHOR QUADRINHO ONLINE
• 3rd Voice, de Evan Dahm
• An Ode to People, de KC Councilor
• Home by the Rotting Sea, de Otava Heikkilä
• Jake Spooky, de Michael Grover
• Kiss the Cook, de Barbara Perez Marquez e Rhinosnax
MELHOR SÉRIE
• Disciples of Soil, de B. Mure (Avery Hill Publishing)
• PeePee PooPoo, de Caroline Cash (Silver Sprocket)
• The Re-Up, de Chad Bilyeu e Juliette de Wit (Bistro Books)
• Tongues, de Anders Nilsen (NoMiracles)
• Wedding Juice, de Sanika Phawde (Autopublicado)
MELHOR HISTÓRIA
• A Pillbug Story, de Allison Conway (Black Panel Press)
• Ballad for Black Cassandra, de Olivia Stephens (Autopublicado)
• Boy Island, de Leo Fox (Silver Sprocket)
• How to Talk to Your Succulent, de Zoe Persico (Tundra Book Group)
• Ruin of the House of the Divine Visage, de Spire Greenwood e Eve Greenwood (Autopublicado)
NOVO TALENTO
• Trishelle Jeffery por Best Breasts in the West (Fieldmouse Press)
• Connie Meyers por Big Gamble Rainbow Highway (CRAM books)
• Mili St. John por The Edge of Autumn (Autopublicado)
• Ricky Lima e Daniele Aquilani por Undergrowth (Top Shelf Productions)
• Vicky Yang por Unmoored (Autopublicado)
O PRÊMIO
Criado em 1997, o Ignatz Awards foi nomeado em homenagem ao personagem da clássica história em quadrinhos “Krazy Kat”, de George Herriman, e faz referência à HQ também no design de seu troféu: um tijolo em cima de um suporte de madeira. Isto porque, nos quadrinhos, Krazy Kat ama o rato Ignatz, e Ignatz, em troca, atira um tijolo na cabeça do gato.