Angoulême 2025: Conheça os quadrinhos que concorrem aos prêmios

21 novembro 2024
Por Fora do Plástico
Thomas Chapuzot – France Télévisions

Foram divulgados nesta quinta-feira (21) os quadrinhos que concorrem ao Festival de Angoulême 2025. A lista contempla obras publicadas em francês, entre 1º de dezembro de 2023 e 30 de novembro de 2024.

A competição reúne 84 títulos divididos em seleções, uma delas é a Seleção Oficial, composta por 44 quadrinhos que disputam a maioria dos prêmios: Melhor Álbum, Melhor Série, Especial do Júri, Prêmio do Público, Prêmio dos Estudantes e Revelação. Além disso, há outras premiações, como o Prêmio do Patrimônio, destinado a quadrinhos de valor histórico, o Polar, voltado ao gênero policial, o Eco-Fauve, para obras que tratam de questões ecológicas, o prêmio Alternativo, para obras de publicação independente, e o prêmio Infantojuvenil. Cada uma dessas categorias possui suas próprias seleções.

Dois quadrinistas brasileiros estão na Seleção Oficial: Luckas Iohanathan, com “Como Pedra”, HQ originalmente publicada no Brasil pela Comix Zone, e Matheus Lopes, colorista de “Void Rivals”, série escrita por Robert Kirkman e desenhada por Lorenzo De Felici, cuja publicação ainda é inédita no Brasil.

Também estão na Seleção Oficial quadrinhos internacionais já lançados no Brasil, como “A Estrada”, de Manu Larcenet (Pipoca & Nanquim/2024), “Berserk, Vol. 42”, de Kentaro Miura e Studio Gaga (Panini Comics/2024), “Dementia, Vol. 2”, de Shintaro Kago (Todavia/2023), “O Verão em Que Hikaru Morreu, Vol. 3”, de Mokumokuren (Panini Comics/2024) e “Hirayasumi, Vol. 4”, de Keigo Shinzou (Série em andamento pela Panini Comics). Na lista Polar, figura “O Bom Asiático”, de Pornsak Pichetshote, Alexandre Tefenkgi e Lee Loughridge (Pipoca & Nanquim/2024).

Confira abaixo os indicados em cada seleção, até o momento:

Seleção Oficial

Seleção Eco-Fauve

Seleção Patrimônio

Seleção Polar

Seleção Infantojuvenil


O resultado do Fauve d’Or e dos demais prêmios do Festival de Angoulême serão revelados durante a edição 2025 do festival, que acontece entre 30 de janeiro e 2 de fevereiro.

Gostou da leitura? Ajude o Fora do Plástico

Você não precisa de muito para contribuir com o Fora do Plástico. A partir de R$5,00 mensais, ou seja, um cafezinho, você já está nos ajudando a manter o Fora Plástico.
Quero Apoiar
Carrinho atualizado