Milhares de charges, tiras e ilustrações originais do cartunista Angeli vão passar a compor o acervo do Instituto Moreira Salles. Essa é uma parte da produção do cartunista ao longo de quase 50 anos de carreira, que será preservada pelo instituto e disponibilizada ao público para consultas e por meio de eventuais exposições. “O acordo com o IMS vai permitir que a obra dele seja bem acomodada e preservada para as futuras gerações”, comenta a arquiteta e designer gráfica Carolina Guaycuru, esposa de Angeli, no comunicado divulgado pelo Instituto Moreira Salles.
São 700 charges, 700 tirinhas e 700 ilustrações originais, totalizando 2100 itens, que chegarão aos poucos ao acervo do IMS. A seleção dos materiais foi feita pelos profissionais do instituto, tendo como interlocutora Carolina Guaycuru. O próprio cartunista esteve inicialmente à frente do processo, mas há cerca de quatro anos recebeu o diagnóstico de uma doença neurodegenerativa, que levou à sua aposentadoria em 2022.
Angeli é considerado um dos maiores cartunistas do país, criador de ícones das HQs, como Rê Bordosa, Bob Cuspe, Wood & Stock e Os Skrotinhos. As tiras desses personagens estão reunidas em coletâneas publicadas pela Quadrinhos na Cia. A editora planeja para o próximo ano a publicação de um material biográfico sobre o cartunista, escrito por André Barcinski, que será seguido pelo lançamento de Todo Skrotinhos.