De Pablito Aguiar
136 páginas
Arquipélago | 2025
Em 14 relatos, Pablito Aguiar nos leva diretamente para os dias entre o fim de abril e o ínicio de maio de 2024, quando as enchentes atingiram milhões de moradores do Rio Grande do Sul. As reportagens em quadrinhos de Água Até Aqui são recortes de diferentes faces da maior tragédia climática do estado, representados com a sensibilidade do quadrinista que já havia publicado Almoço e Conversas em Porto Alegre.
As reportagens, sempre com seis páginas, foram produzidas originalmente para as redes sociais. Porém, mesmo que curtas, elas conseguem transmitir com exatidão a intensidade desses relatos. Histórias de quem perdeu tudo, de quem ajudou nos resgates, de quem vê renascer a esperança na possibilidade de um recomeço após o caos. O poder de síntese do quadrinista, algo já visto em outros de seus trabalhos, torna a leitura agradável e dinâmica, apesar do tema denso.
Água Até Aqui carrega outra característica do autor: o dom da escuta. É possível notar como Pablito Aguiar é um bom ouvinte, característica imprescindível no jornalismo. Nós, enquanto leitores, também precisamos ser bons ouvintes, afinal, é como se aquelas pessoas estivessem contando suas histórias para nós. Diante da dor e do tom de denúncia que tomam conta de algumas páginas, ainda há espaço para o lúdico, em uma entrevista imaginada com o cavalo Caramelo. Após passar horas em um telhado para sobreviver à enchente, ele encontrou um novo lar.
A arte de Pablito também é sintética, em linha clara, perfeita para a proposta. As páginas duplas que dividem alguns dos depoimentos mostram como o traço do quadrinista pode trazer o realismo, sem ser exatamente realista. São páginas de impacto. Impacto que também está nos cenários e nas escolhas do artista para ilustrar os quadros enquanto o entrevistado conta sua história.
Publicado pela Arquipélago, em parceria com a Sumaúma Jornalismo, Água Até Aqui é um importante registro de um momento que não pode ser esquecido. Pablito Aguiar volta a mostrar porque é um dos grandes nomes do jornalismo em quadrinhos brasileiro com esse trabalho em que a dedicação e a sensibilidade transbordam das páginas.