De Adrian Tomine
168 páginas
Nemo | 2020
Traduçao: Érico Assis
Em um processo de traçar sua vida a partir do momento em que despontou como um quadrinista promissor, Adrian Tomine escreveu A Solidão de Um Quadrinho Sem Fim. A HQ tem um roteiro que funciona notavelmente como reflexão, descrevendo as desilusões com o trabalho, com a indústria de quadrinhos. As situações presentes ali são realistas e cruas, mostrando todas as inseguranças, constrangimentos e também conquistas do autor.
Assim, esse trabalho de autoanálise fará com que muitos leitores se identifiquem com passagens da história. Durante esse processo de reconhecimento, de se tornar um quadrinista popular, Tomine aprende a ser marido, a ser pai, a cuidar da saúde…tudo isso com uma representação muito cômica.
Em formato de moleskine, fazendo referência a proposta da obra, a HQ conta com desenhos bonitos que comunicam muito bem com a narrativa adotada pelo autor. Ah! Destaque para editora Nemo que manteve o acabamento original da obra.
Cômico, triste e humano. A Solidão de Um Quadrinho Sem Fim é uma história que mostra a vida como ela é, repleta de inseguranças, arrependimentos e fracassos. Muito mérito do autor em ter coragem de se expor assim, o que resulta em uma obra que ressoa em qualquer leitor.