17 setembro 2022

A Odisseia de Hakim, Vol.2

Por Fora do Plástico

De Fabien Toulmé
264 páginas
Nemo | 2020
Tradução: Fernando Scheibe

A Odisseia de Hakim é uma série extremamente desconcertante e seu segundo volume é ainda melhor do que o primeiro, deixando o leitor atordoado ao final da obra. Fabien Toulmé nos insere na vida de Hakim, um jovem sírio que deixou tudo para trás em seu país. Nesta edição vemos o protagonista passando por situações inimagináveis, tudo para manter a família unida novamente.

O roteiro do segundo volume conta com momentos ainda mais intensos e, apesar do tom dramático das situações, elas se desenrolam de forma natural no quadrinho. Toulmé não força para que o roteiro pareça mais comovente, há um grande cuidado na composição do tom da obra por parte do autor. Outro detalhe é que a Odisseia de Hakim é uma HQ séria, mostrando um momento delicado, mas possui também alguns alívios cômicos, que em nenhum momento soam exagerados.

A Odisseia de Hakim é um quadrinho sufocante, não só pela história sensível e intensa, mas também por mostrar que essa é a triste realidade de muitos ao redor do mundo. E mais, esta é uma HQ com uma mensagem forte, que nos mostra como os quadrinhos podem ir muito além, trazendo pautas pertinentes como, neste caso, a dos refugiados.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado