De John Lewis, Andrew Aydin e Nate Powell
192 páginas
Nemo | 2019
Tradução: Érico Assis
Uma história sobre luta e resistência que deveria ser leitura obrigatória nas escolas. Não poderíamos estar mais felizes que essa série tão importante, que chega ao seu segundo volume, esteja nas livrarias brasileiras. A Marcha é um quadrinho que, definitivamente, desperta nossa humanidade.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Escrita por John Lewis e Andrew Aydin, A Marcha se supera em sua segunda edição. O gibi constrói uma narrativa sem nenhum excesso, com muitas cenas e diálogos que demoram a ser digeridos. Mesmo depois de terminar de ler, você ainda se pega refletindo sobre a trama por dias. Como dissemos sobre o primeiro volume, esta é uma obra densa que ao mesmo tempo que nos deixa indignados, desperta nosso fascínio com a coragem e determinação em meio a tanta crueldade com população negra. As ilustrações de Nate Powell são fascinantes. O trabalho de preto e branco, o uso de luz e sombra, tudo dá mais vibrações às páginas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Não temos dúvidas, A Marcha é uma é uma série poderosa e indispensável para quem não tem ideia do quão importantes são os direitos civis. Um baita lançamento da Editora Nemo que todos deveriam ler.