De Kan Takahama
460 páginas
Pipoca & Nanquim | 2021
Tradução: Drik Sada
A Lanterna de Nix, da mangaká Kan Takahama, é um divertido passeio pelo período de descoberta do mundo ocidental pelos japoneses, nas últimas décadas do século XIX, após anos de fronteiras fechadas. A primeira edição do mangá (que será concluído em 3 volumes pela Pipoca & Nanquim) nos apresenta Miyo, uma jovem que vai viver na casa de seus tios, em Nagasaki, após ficar órfã. Para ajudar a família, ela consegue um emprego em uma loja de artigos importados da Europa. Tímida, porém curiosa, a protagonista carrega consigo um dom: ela consegue enxergar passado e futuro quando toca algum objeto.
Este primeiro volume é principalmente centrado no mar de descobertas de Miyo, e no universo que cerca a loja onde trabalha, principalmente seu dono, o excêntrico Sr. Momotoshi. A garota fica deslumbrada com as invenções que faziam sucesso na Europa, com a moda ocidental e até com o aprendizado do alfabeto japonês e latino, afinal, ela ainda não sabia ler e escrever. Há aqui um tom mágico, quase como uma fábula, que embala o leitor em uma trama bem-humorada, doce e que nos empolgou ao longo das mais de 390 páginas da HQ.
O que Kan Takahama faz nesta obra (que possui conexões com seu mangá anterior publicado no Brasil, O Último Voo das Borboletas) é uma homenagem à história do Japão e uma maneira de explorar o seu próprio apreço por objetos antigos e curiosidades históricas. Isso porque a mangaká insere, ao final de cada capítulo, uma espécie de diário chamado de “Armarinho da Takahama”, em que ela mesma explora alguns dos objetos que ganham destaque no mangá. Isso enriqueceu muito a nossa experiência de leitura e nos aproximou mais da autora e de suas intenções. Destaque também para a arte belíssima, rica em detalhes, e cuidadosa ao retratar o período.
Uma deliciosa surpresa, A Lanterna de Nix é aquela leitura leve em que você se transporta para uma outra dimensão. Takahama conseguiu nos envolver até a última página, com um gancho para o volume seguinte. Já estamos ansiosos para reencontrar a carismática Miyo e enxergar a magia do mundo, por meio de seus olhos.