De Mike Birchall
272 páginas
SumaHQ | 2023
Tradução: Érico Assis
Fenômeno no Webtoon, Está Tudo Bem é uma série ainda em andamento de Mike Birchall que adota com frescor uma abordagem já familiar. O resultado é um primeiro volume que nos deixa realmente curiosos para ver onde essa história irá chegar.
O início da HQ é responsável por nos introduzir à rotina de estranhos reunidos em uma cidade escassamente povoada e misteriosa, equipada com câmeras de vigilância em cada canto. Maggie e Sam, o casal protagonista, assim como todos os outros habitantes agem de maneira nada natural, com diálogos enigmáticos, que soam ensaiados. Ainda em relação ao comportamento desta vizinhança pasteurizada, todos os personagens da história usam máscaras iguais, encobrindo suas expressões faciais, o que dá um tom desconcertante para as páginas.
Como já foi possível notar, estamos diante de uma rotina artificial, de comportamentos programados, que escancaram para o leitor que há algo de errado acontecendo. Nossa história avança quando Maggie começa a questionar e a investigar esse controle.
Está Tudo Bem é um quadrinho que parece estranho de próposito, mas rapidamente fica claro que tem algo a dizer. Por trás da arte simples de Mike Birchall, temos um roteiro recheado de camadas para explorar a luta pela liberdade em um mundo cada vez mais homogêneo e controlado. Uma leitura que tem muito a dizer sobre a vida atual, sobre para onde caminhamos como sociedade.
Um dos principais aspectos da HQ é o visual. A arte “fofa” contrasta com o enredo aterrorizante da história, o que potencializa o desconforto durante a leitura. A padronização dos ambientes também brinca com isso e colabora na imersão neste mudo sob controle.
Um pouco de 1984, com uma dose de O Show de Truman e uma pitadinha de Black Mirror, essa é a receita mais próxima de Está Tudo Bem, que acaba de ser lançada pela SumaHQ. Se essa mistura faz sentido para você, é provável que você seja o leitor perfeito para este quadrinho.