De Guilherme de Sousa
96 páginas
Panini Comics | 2023
Envolvido em seus próprios dilemas, Xaveco tem dificuldade de encontrar seu lugar no mundo. Escrito e desenhado por Guilherme de Sousa, a Graphic MSP do coadjuvante mais famoso da Turma da Mônica traz o personagem buscando ser visto por quem ama. Uma HQ que aborda de forma muito lúdica a importância de trabalhar a autoestima com crianças.
Xaveco sente que não é prioridade de ninguém, não é reconhecido ou amado. Agora, aspirante a corredor, ele acredita que vencendo a prova de atletismo das Olimpíadas Escolares, vai conquistar a tão sonhada atenção daqueles que estão ao seu redor. Só que nada sai como planejava e o resultado é uma frustração ainda maior.
Em casa, seus pais divorciados não conseguem se dedicar tanto ao filho, sua irmã Xabéu, que vive uma fase de rebeldia adolescente, já não é mais a mesma. Para piorar, o protagonista tem sofrido perseguições de Tonhão, o líder dos meninos da Rua de Baixo. Xaveco: Vitória é um quadrinho que narra a história de uma criança descobrindo o mundo para além do que enxerga, entendendo com a ajuda dos adultos a desenvolver o amor-próprio. E a força da HQ está, sem dúvida, nesse encontro do lúdico com o sensível, o que torna esse um quadrinho ideal para leitores que estão na mesma fase do próprio Xaveco.
Guilherme trata com muita habilidade o sentimento de invisibilidade na infância, os problemas de autoimagem e como as boas relações estimulam a confiança. Enquanto faz, na arte, quadros que parecem animados, dada a vivacidade das cores e do estilo dinâmico do traço.
Xaveco: Vitória busca a empatia do leitor pela maneira como essa história pode ser identificável. Afinal, quem nunca se sentiu meio coadjuvante? Graças ao bom desenvolvimento e à força de Xaveco como personagem, o quadrinho faz esse tema complexo soar leve e muito divertido.