De Isaque Sagara
52 páginas
Ultimato do Bacon | 2022
Amor em 12 Compassos poderia ser só mais uma história sobre o lendário Robert Johnson e seu pacto com o Diabo. No entanto, o que Isaque Sagara desenvolve ao longo de pouco mais de 40 páginas é um quadrinho que trabalha o seu protagonista e seus mitos, mas a partir de um olhar diferente e conciso.
Uma figura faustiana, Robert Johnson é daquelas personalidades já muito exploradas em diferentes mídias, inclusive nos próprios quadrinhos. Por isso, seria fácil a HQ cair no lugar-comum. Para fugir disso, Isaque une biografia e ficção, em busca de elementos que humanizem Johnson e suas ações, como o próprio pacto realizado na emblemática encruzilhada entre as rodovias 61 e 49, no Mississippi. Além de um homem que buscava viver de sua música, o Robert Johnson deste quadrinho também possuía outra motivação: o amor. Longe de pieguices, o quadrinista insere esse elemento como fio condutor, que nos guia pela trajetória do músico em flashbacks, até a sua morte, aos 27 anos.
A arte é outro ponto chamativo de Amor em 12 Compassos. A escolha por usar apenas as cores azul e ocre (o “azul do blues” e o amarelo terroso da região) funciona bem ao lado da arte fluida e detalhada do quadrinista. Destaque para o suspense gerado na virada de página em que Robert Johnson tocaria pela primeira vez em público, após o pacto. A página dupla que se segue é muito expressiva e transmite diretamente ao leitor o assombro do próprio músico com suas habilidades.
Essa é uma HQ concisa, porque consegue explorar em poucas páginas aquilo que se objetiva contar, sem aparentar ter pressa. É claro que seria ainda mais interessante ver uma obra que pudesse se alongar em determinados pontos da trama ou em alguns diálogos. Porém, a história já está ali, redondinha, da forma como foi apresentada.
Publicado pela Ultimato do Bacon, Amor em 12 Compassos entra para a lista de bons quadrinhos sobre música. Isaque Sagara desenvolve bem sua narrativa gráfica, em uma “nova” história que pode, inclusive, funcionar como uma apresentação de Robert Johnson para aqueles que porventura não conheçam sua lenda.