De Alberto Breccia e Héctor Germán Oesterheld
176 páginas
Comix Zone | 2020
Tradução: Thiago Ferreira
Sherlock Time surpreende qualquer leitor que esperava uma história datada ou desinteressante. O primeiro fruto da parceria entre os incríveis Alberto Breccia e Héctor Germán Oesterheld, lançado no Brasil pela editora Comix Zone, é uma leitura cativante e que prova o talento desses dois mestres dos quadrinhos latino-americanos.
Com uma pegada marcante de ficção científica, a trama traz, a cada capítulo, as histórias de Sherlock Time, um detetive inusitado que viaja no tempo e espaço e seu amigo Julio Luna. Seres de outro planeta, viagens ao espaço e outros casos curiosos são abordados no quadrinho que foi publicado originalmente entre os anos 1958 e 1959.
Apesar dos mais de de 60 anos de seu lançamento, Oesterheld aborda a ficção científica de uma forma surpreendentemente moderna, à frente de seu tempo. Também conhecido por sua ideologia marcante, o roteirista insere nas entrelinhas pensamentos sobre política, costumes e até mesmo banalidades do cotidiano em Sherlock Time. Mesmo com recordatórios longos e alguns textos retóricos, completamente justificáveis pela época, o roteiro prende e deixa o leitor com saudades ao final da HQ.
Não poderíamos deixar de mencionar a deslumbrante arte de Breccia, que entrega uma viagem completa ao leitor. Temos direito a naves espaciais, vislumbres do futuro e seres disformes, tudo no preto e branco do desenhista. Destaque também para os ângulos e posicionamentos dos personagens.
Sherlock Time foi uma boa surpresa para nós e é, sem dúvidas, um belo trabalho de resgate da editora. Ah, e se você gosta de ficção científica, essa é uma leitura certeira para você.