A Comix Zone anunciou neste sábado a publicação de “Os Smurfs” em uma coleção integral em cinco volumes. A novidade da chegada do clássico absoluto dos quadrinhos franco-belgas foi divulgada com exclusividade no YouTube do 2Quadrinhos e no Instagram do Fora do Plástico.
Criados pelo belga Peyo (pseudônimo de Pierre Culliford), os famosos personagens azuis apareceram pela primeira vez nos quadrinhos em 1958 como coadjuvantes da série Johan et Pirlouit, publicada em Le Journal de Spirou. Apesar do papel secundário, seu charme levou o autor a desenvolver, no ano seguinte, uma coleção de mini-histórias protagonizadas por eles. No entanto, foi apenas em 1963 que “Os Smurfs” começaram a ser publicados em formato de álbuns, conquistando, ao longo dos anos, enorme popularidade e dando origem a animações, filmes, discos e uma infinidade de produtos licenciados.
A coleção da Comix Zone começa a ser lançada em abril e o primeiro volume marca o centésimo título da editora. A edição brasileira reunirá as histórias clássicas do criador original, em ordem cronológica, em cinco volumes de 192 páginas. No total, Peyo escreveu 16 álbuns entre 1963 e 1992, ano de sua morte, aos 64 anos, vítima de um ataque cardíaco. Após sua partida, os quadrinhos continuaram pelas mãos de seu filho, Thierry Culliford, e já conta com outros 26 volumes.
Esta não é a primeira vez que as histórias dos Smurfs chegam ao Brasil. Na década de 1970, a editora Vecchi lançou algumas revistas sob o nome “Os Duendes Strunfs”. Já na década de 1980, a editora Abril publicou novas edições, aproveitando o sucesso do desenho animado da Hanna-Barbera, exibido no Brasil pela Rede Globo como “Os Smurfs”. Mais recentemente, na década passada, as editoras L&PM e Ediouro também lançaram publicações dos personagens.