Um quadrinho com histórias criadas por crianças do povo Sateré-Mawé está em financiamento coletivo, nos últimos dias em que é possível apoiar a campanha. A HQ foi desenvolvida durante um curso voltado para crianças e adolescentes indígenas, a primeira iniciativa do gênero no Brasil. Coordenado pelo quadrinista Evaldo Vasconcelos e pela professora Leilane Sateré, o projeto foi voltado a crianças e jovens com idades entre 7 e 13 anos, na comunidade Nusoken, em Manaus.
Fruto de meses de conhecimentos transmitidos, que ensinaram os participantes a transformar suas vivências e tradições em narrativas visuais, o quadrinho é uma coletânea que reúne as histórias criadas pelos alunos, desenhados por uma quadrinista profissional. Para se concretizar em um livro impresso, a obra busca arrecadar cerca de R$31 mil reais no Catarse, com várias opções de recompensas para os apoiadores da campanha.
A iniciativa Quadrinhos Sateré é uma ferramenta de fortalecimento da identidade cultural do povo Sateré-Mawé, ao permitir que membros da comunidade sejam os narradores de suas próprias histórias. É possível apoiar o projeto com a partir de R$15,00, clique AQUI.